Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Simpósio em São Sebastião capacita profissionais da Saúde em atendimentos a pacientes com câncer de cabeça e pescoço
Cerca de 150 profissionais da Saúde, entre dentistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, participaram na sexta-feira (7) do 1º Simpósio sobre Câncer de Cabeça e Pescoço promovido pela Prefeitura de São Sebastião. O evento foi gratuito e reuniu participantes da cidade e região no Teatro Municipal.
Na abertura do Simpósio, o diretor de Saúde Bucal do município e um dos organizadores do evento, Dr. Daniel Capitani, disse que o número de casos de câncer de cabeça e pescoço aumentou, não apenas no município, mas em todo o Brasil.
“Como forma de tentar coibir a evolução de novos casos da doença, estamos realizando busca ativa de câncer bucal nos usuários da rede municipal de saúde e capacitando profissionais por meio desse simpósio, que deve integrar o calendário anual de capacitações dos servidores municipais e profissionais da cidade e região”, explica o diretor.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, destacou que São Sebastião foi premiado duas vezes por ter a melhor odontologia do país, assim como o fato de o município manter dentista disponível durante 24 horas por dia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Somos referência, mas buscamos cada vez mais qualificar os nossos profissionais para promover uma saúde ainda melhor”, diz o secretário. “É muito bom ver outros municípios implementando nossas ideias, mas isso aumenta nossa responsabilidade em entregar um serviço diferenciado.”
O 1º Simpósio sobre Câncer de Cabeça e Pescoço fez alusão à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço “Julho Verde” e contou com o apoio da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG).
Programação
Durante o período da manhã, os participantes do simpósio conferiram as palestras “Câncer de laringe: diagnóstico e opções de tratamento”, ministrada pelo cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Lorenzo Fernandes Moça Trevisani; “Câncer de tireoide – diagnóstico, rastreamento e tratamento”, tema abordado pelo cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Roberto Massaki Tanaka Filho; e “Reabilitação fonatória em pacientes laringectomizados”, proferida pela fonoaudióloga Fernanda Maria Oliveira Gomes.
No período da tarde, as palestras foram sobre “Terapêuticas não cirúrgicas do CCP e suas sequelas”, com a cirurgiã dentista Dra. Valéria Querido; “Odontologia e CCP: diagnóstico e tratamento do câncer bucal”, ministrada pelo cirurgião dentista Dr. Fábio de Abreu Alves; e “Reabilitação protética em pacientes com CCP”, proferida pelo cirurgião dentista Dr. José Divaldo Prado.
Fonte: Janaína Maria de Castro | PMSS