A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), pelo Centro de Apoio em Oncologia e Nefrologia (CAON), realizou, nestas quinta-feira (24) o evento ‘Outubro Rosa, Educação e Prevenção’ no Teatro Municipal de São Sebastião e mais de 200 profissionais de saúde, estudantes e representantes da comunidade local prestigiaram as palestras.

O evento teve como objetivo atualizar e compartilhar informações sobre câncer de mama e colo de útero a profissionais da saúde e estudantes da área, mas toda programação foi também aberta ao público.

Durante a abertura, autoridades presentes e estudantes da ETEC de São Sebastião firmaram uma parceria entre a empresa ‘Mãe Coruja’ e o CAON, com o intuito de doar cabelos a pacientes oncológicas, por meio do trabalho do salão Espaço Michele, localizado à Rua José Passini, 215, no bairro da Topolândia.

Por meio dessa parceria, mulheres que desejarem receber a doação de perucas receberão tudo de forma gratuita, e quem desejar doar também poderá realizar o corte no salão com todo o atendimento feito de maneira voluntária, sem nenhum custo. Todo trabalho será monitorado pelo CAON.

Interessadas em participar da ação podem entrar em contato pelo novo telefone do CAON (3892-5050). O CAON está localizado à Rua Mansueto Pierotti, 419, na Vila Amélia.

A coordenadora da unidade, Thais Lima, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento para sensibilização de profissionais e sociedade civil sobre a relevância da prevenção ao câncer de mama e cuidados paliativos.

Já o médico oncologista do CAON, Aaron Froede, destacou a importância da presença de alunos da área da Saúde, já que esta foi uma grande oportunidade de sanar dúvidas e compartilhar conhecimento.

A secretária de Saúde, Laysa Pires, agradeceu a toda equipe pela dedicação na realização do evento. “Estes encontros são muito importantes para pensarmos na prevenção destas doenças. Vejo aqui pessoas das áreas da Atenção Básica e Especializada. E este é um momento para também refletirmos como nós, primeiramente, podemos fazer esta prevenção particularmente. E, a partir daí, como podemos multiplicar este cuidado com foco na sensibilização dos nossos pacientes”, refletiu a secretária.

“É muito importante também pensarmos sobre como acolher aos familiares destes pacientes em tratamento oncológico. O acolhimento, dedicação e carinho são extremamente necessários durante todo este processo. Que hoje tenhamos este despertar. Que este tema toque a todos nós e que realmente possamos fazer este sentido do ‘Outubro Rosa’ se multiplicar. Aproveito também para agradecer a toda equipe da Oncologia do HCSS e a todos os profissionais envolvidos”, destacou Laysa.

A secretária adjunta da SESAU, Mara Abreu, ressaltou que  somente quem vive ou cuida de um paciente oncológico sabe da importância de darmos apoio e o quanto à humanização, acolhimento e empatia é o mais importante de todo processo.

“Que todas as informações compartilhadas aqui possam ser repassadas a outras pessoas para que possamos ser multiplicadores de todo este conhecimento, que tem como foco sensibilizar o máximo de pessoas”, afirmou.

O foco do encontro foram palestras educativas sobre a importância de hábitos de vida saudáveis, cuidados paliativos, nutrição e medicina de estilo de vida, cirurgia oncológica, oncologia clínica e  medidas de prevenção  contra o câncer de mama e de colo de útero.

As palestras também trouxeram informações sobre o tratamento oncológico para que cidadãos e profissionais de saúde tenham acesso ao conhecimento sobre os efeitos colaterais e necessidades dos pacientes em tratamento, possibilitando o melhor apoio por parte de familiares e cuidadores.

Toda programação do evento contou com tradução de Libras simultânea durante todas as palestras.