Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
03 de Dezembro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > SEMAM realiza plantio na horta Inclusiva do CAPS-AD do Canto do Mar

SEMAM realiza plantio na horta Inclusiva do CAPS-AD do Canto do Mar

Compartilhe:

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), por meio da Divisão Socioambiental, realizou uma atividade de plantio na Horta Inclusiva do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) do Canto do Mar.

Durante a atividade, os pacientes acolhidos pela instituição realizaram o plantio seguindo as orientações dos funcionários da SEMAM. Com a Horta Inclusiva, eles têm a oportunidade de realizar o preparo de adubo e o cultivo de hortaliças no espaço de vivência coletiva da unidade de saúde.

Um dos pacientes conta que está há um mês em tratamento e que já gostava de plantas, mas teria deixado de lado essa atividade por causa da dependência química. “A horta me ajudou muito nessa fase da minha vida. Quando estou plantando ou cuidando me sinto tão bem que aparece que somos um só. Amo as plantas como amo minha vida”, afirmou o paciente atendido pela instituição.

O objetivo principal do projeto é estimular a criação de hortas comunitárias como uma forma de terapia ambiental e integração social no município. A iniciativa conta com o apoio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e de Serviços Públicos (SESEP).

“A horta no CAPS AD é uma oficina terapêutica com objetivo de desenvolver nos usuários do serviço aspectos sociais, emocionais, físicos, intelectuais e recreativos. Ela possibilita ampliação do repertório ocupacional, valorização dos saberes de cada indivíduo, contribui na autoestima, estimula interação social e trabalho em equipe, além de ampliar conhecimentos sobre cultivo e meio ambiente”, afirmou Evelyn Ramos Costa, terapeuta ocupacional no CAPS AD.

“Todo esse trabalho só é possível com esforço coletivo da rede e da comunidade. A parceria com a SEMAM contribui com apoio técnico, trazendo conhecimentos específicos para os usuários, e com apoio físico e material. A presença constante na unidade contribui como incentivo e estímulo para os usuários se manterem motivados”, reforçou a terapeuta ocupacional.

A SEMAM realiza, periodicamente, ações de plantio nas Hortas Inclusivas nos CAPS da Topolândia e CAPS- AD do Canto do Mar, além de plantios e manutenções na Horta Acessível do Lar Vicentino, no bairro Portal da Olaria.

Fonte: Jainara Cavalcante Silva | PMSS