Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
04 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Saúde leva SAMU, atenção primária, saúde mental e CCZ ao Simulado de Evacuação de Áreas de Risco

Saúde leva SAMU, atenção primária, saúde mental e CCZ ao Simulado de Evacuação de Áreas de Risco

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde (SESAU), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) participarão, neste sábado (12), do ‘Simulado de Evacuação de Áreas de Risco’ em Toque-Toque-Pequeno, na Costa Sul do município.

‌A pasta, comandada pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, irá estartar o plano de contingência com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), atenção primária e saúde mental nos atendimentos às vítimas in loco, e a UPA e HCSS como referência de atendimento ao SAMU, às vítimas de maior gravidade.

‌A diretora de Urgência e Emergência, Mara Abreu, explica que o SAMU empenhará na simulação três viaturas, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA), uma de Suporte Intermediário de Vida e uma de Suporte Básico.

‌“Montaremos um Posto Médico Avançado (PMA) à beira da rodovia, onde faremos a triagem das vítimas, atendendo ao protocolo do método START, processo de triagem para rápida classificação em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)”, explica a diretora.

‌Serão simulados atendimentos a oito vítimas, resgatadas na área de risco pelos bombeiros e levadas até o posto médico para atendimento pela equipe do SAMU, composta por um médico, dois enfermeiros e três técnicos, além dos coordenadores de área e suporte.

‌Mara conta que, das oito vítimas, três apresentarão estado leve, serão atendidas no PMA e encaminhadas ao Posto de Atendimento no abrigo, que estará montado na Escola Municipal Professor João Gabriel de Sant’Ana.

‌No local, a equipe da atenção primária (equipe de Saúde da Família) cuidará dos ferimentos leves e prestará apoio psicológico, atendendo às necessidades individuais dos cidadãos. Os atendimentos de saúde também estarão disponíveis aos moradores que se dirigirem ao abrigo.

‌Das demais vítimas, três estarão em estado grave e duas serão de média complexidade.

‌A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) assumirá o Posto Médico Avançado para triagem, classificação e orientação dos recursos para o transporte de cada vítima conforme o grau de gravidade.

‌“Uma das vítimas de maior gravidade, após o primeiro atendimento no PMA, será encaminhada para transporte aéreo, com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, ao heliponto da Marinha, onde teremos outra viatura aguardando para o transporte terrestre até a UPA”, explica Mara.

‌Ela diz que as outras quatro vítimas serão transportadas por terra, pela viatura do SAMU e Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros, até a UPA. “As vítimas serão atendidas e avaliadas pela equipe médica de resposta rápida de emergência da UPA, composta por emergencista, cirurgiões, neurologista, ortopedistas e bucomaxilo, entre outros, conforme grau de complexidade e gravidade das lesões.”

‌De acordo com a diretora, as equipes do hospital também acionarão os seus protocolos de resposta rápida de emergência, acionando suas equipes de especialidades e recursos (exames complementares, laboratoriais e de imagens, banco de sangue, etc).

‌também executarão o gerenciamento com a liberação das salas no centro cirúrgico para procedimentos emergenciais e gestão de leitos, garantindo um atendimento eficaz e de qualidade no menor tempo possível, atendendo a necessidade das vítimas em sua totalidade.

‌CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses também participará do simulado com a montagem de uma base provisória e uma equipe de acolhimento de animais, que garantirá o atendimento de primeiros socorros, caso necessário, cadastro e transporte dos animais da comunidade abrigada ao CCZ.

‌A médica veterinária e chefe do CCZ, Marcella Christoff, explica que, em momentos de tragédia, muitas pessoas se recusam a deixar as casas ou atrasam a evacuação por se preocuparem com seus animais.

‌“Apesar de a prioridade ser o resgate de pessoas, os animais fazem parte da família e estaremos lá para cuidar deles, não deixar que se tornem um impedimento ao resgate”, diz.

‌Simulado

O ‘Simulado de Evacuação de Áreas de Risco’ ocorrerá neste sábado (12), em Toque-Toque-Pequeno, na Costa Sul do município.

‌O objetivo é preparar a comunidade e os órgãos para o caso de uma emergência de forma que a população possa ser atendida.

‌A coordenação é das Defesas Civis do município e do Estado, que têm o apoio de diversas Secretarias Municipais e de serviços como Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, além da comunidade.

 

‌#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra ‘Simulado de Evacuação de Áreas de Risco’ realizado em 2018 em São Sebastião. Fim da descrição.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Saúde

Fonte: Janaína Maria de Castro I Pmss