Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
São Sebastião terá Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
O município de São Sebastião terá um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), voltado ao atendimento de crianças e adolescentes de até 17 anos, 11 meses e 29 dias que apresentem transtornos mentais graves e persistentes.
Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), a nova unidade especializada de saúde será instalada na Rua João Cupertino dos Santos, na região central da cidade. O prédio passará por reforma e o serviço deve estar disponível até o final do ano.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, explica que ter um local específico para o atendimento de crianças e adolescentes trará um grande ganho ao cuidado da saúde mental em São Sebastião. “Nossas crianças merecem um ambiente confortável e acolhedor feito especialmente para elas”, diz.
Atendimento psicológico
Atualmente, São Sebastião oferece atendimento psicológico na Atenção Básica e serviços especializados no CAPS I e CAPS-AD.
No CAPS I, uma equipe multiprofissional recebe pessoas acometidas por transtornos mentais graves e persistentes, oferecendo atendimento humanizado, técnico e diferenciado, com respeito aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) – equidade, universalidade, integralidade, autonomia, direito à informação, participação da comunidade e descentralização.
Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou centros de especialidades. Informações pelo telefone (12) 3892-3470.
O CAPS-AD é um dos principais equipamentos para assistência às pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. É um serviço essencial que tem como objetivo promover atenção integral ao usuário, com abordagem multidisciplinar, por meio de atendimento individual e em grupo.
A unidade está localizada na Rua Machado de Assis, 1.203, no Canto do Mar, Costa Norte do município, e oferece atendimento a portas abertas, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento.
O acolhimento é realizado de segunda a sexta-feira no período da manhã, a partir das 8h30, e a tarde, a partir das 13h. Informações pelo telefone (12) 3892-5936.
Fonte: Janaína Maria de Castro I Pmss