Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
São Sebastião registra 24% de faltas a consultas na Atenção Básica entre janeiro e maio
São Sebastião registrou 9.473 faltas a consultas com enfermeiros e médicos das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município entre janeiro e maio deste ano. Os números equivalem a 24% das 39.321 consultas agendadas no período. As informações são da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS).
Somente em maio, houve 6.067 agendamentos de consultas com médicos da Atenção Básica, dos quais 1.488 se perderam pelo não comparecimento dos usuários, o que representa quase um quarto do total (24,53%). Da mesma forma, das 2.676 consultas agendadas com enfermeiros, 829 (30,98%) deixaram de acontecer devido às faltas da população.
As USFs que registraram maior absenteísmo em maio foram Boiçucanga I, com 38,67% de ausências em consultas com médicos e 53,06% com enfermeiros; e Maresias II, com 33,47% de faltas às consultas médicas e 35,29% aos atendimentos com enfermeiros.
O diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana, explica que os usuários que faltam às consultas tiram a vaga de outras pessoas que estão precisando e prejudicam o serviço público.
“Quando não puderem ir a uma consulta ou exame agendado, avisem com, no mínimo, 72 horas de antecedência, para que a equipe de Saúde consiga encaixar outro paciente no lugar. Dessa forma, não prejudicará quem está aguardando vaga para consultas e reduzirá o absenteísmo”, diz o diretor.
Ele também orienta os munícipes a manter o número de celular atualizado junto às unidades de saúde para que recebam as mensagens ou ligações referentes aos agendamentos.
Fonte: Janaína Maria de Castro I Pmss