Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
14 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > São Sebastião recebe mais três profissionais do Programa Mais Médicos para reforço nos casos de dengue

São Sebastião recebe mais três profissionais do Programa Mais Médicos para reforço nos casos de dengue

Compartilhe:

Com o aumento de casos de dengue no município de São Sebastião, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), acaba de receber mais três novos profissionais pelo Programa Mais Médicos do governo federal. Ao todo, a cidade conta com dez médicos desse convênio.

Vinda do Mato Grosso do Sul, uma das novas profissionais é a médica Danielly Hoffmeister Mamede que chegou em São Sebastião no dia 8 de abril e atende na Unidade de Saúde da Família (USF) ‘Josiane Pereira’, no bairro da Topolândia, na região central.

O outro profissional é o médico Michael Alves de Lima, de Cubatão, que estudou Medicina no Peru. O médico será apoio nas USFs de Boiçucanga I e II e também será credenciado na Unidade III do local, todas na Costa Sul.

Quem tambêm chegou para completar o quadro de médicos do município, é Maria de Jesus Lourenço, de Ponta Porã (MS). A profissional chegou no dia 3 de abril para realizar atendimento nas USFs Canto do Mar e Jaraguá, na Costa Norte.

Segundo a secretária de Saúde, Laysa Pires, esta vem sendo uma importante parceria com o governo Federal. “O município de São Sebastião aderiu ao Programa Mais Médicos pelo Brasil, no novo formato de coparticipação, assim proporcionando a ampliação do quadro de médicos da atenção básica. Uma ação muito importante desta gestão, trazendo um grande reforço nas Unidades de Saúde da Família, que hoje todas contam com médicos e algumas com mais de um profissional por equipe”, informou.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos (PMM) se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Primária do País, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), e está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades.

É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. O Programa foi criado pela Medida Provisória (MP) Nº 621, de 8 de julho de 2013, depois convertida na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o SUS.



O Programa leva médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais e investe na qualificação e formação desses profissionais, buscando, assim, resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também criando condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

 

Fonte: Talita Fernanda | PMSS