A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove até o dia 8 de abril o ‘Passaporte para o Parto’, um curso preparatório para este momento tão especial na vida dos casais. Dividido em cinco aulas, os encontros começaram nesta terça-feira (11) e seguem nos próximos dias 18 e 25 de março, e 1º e 8 de abril, no Centro Gestacional Harmonia para a Vida, das 19h às 22h, na Rua da Praia, no Centro Histórico.
A enfermeira obstetra e idealizadora do Centro Gestacional, Carla Bruço, explica que o passaporte para o parto é uma iniciativa que visa a inclusão dos pais neste processo do ciclo gravídico puerperal. O tema da aula inaugural será a ‘Gestação Consciente: o papel do pai’. “O objetivo é incluir o pai na gestação pré-natal acolhendo suas emoções e sentimentos para garantir a humanização no processo da gravidez”, disse Carla Bruço.
Durante a primeira aula será realizada a apresentação dos casais participantes e os profissionais que estarão juntos nessa jornada. No dia 18 de março, o tema abordado será ‘Modificações físicas e emocionais’. “Os próximos temas serão ‘Despertando para o parto, ‘Amamentação e cuidados; e ‘Plano de parto’”, explica a enfermeira.
No dia 8 de abril, data do último encontro, também será realizada a formatura dos participantes.
A participação e o envolvimento do pai na gravidez são essenciais. Carla Bruço explica que variações de humor ou se o pai está com depressão, por exemplo, aumenta as chances de um parto prematuro.
Para saber mais, visite o Centro Gestacional Harmonia para a Vida, que funciona no Quiosque 2 no Complexo Turístico da Rua da Praia.