A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), estará representada no 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa, que será realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, no Rio Centro, na Barra da Tijuca. Antes da capital fluminense, as primeiras edições foram realizadas em Berlim (2017) e em Roma (2023). A edição brasileira é organizada pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa.

O tema da edição brasileira é o Fortalecimento da Saúde Pública Global por meio da Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa: Diversidade de Conhecimentos, Sociedades de Bem-Estar e Saúde Planetária. Pela primeira vez o congresso será realizado na América Latina e vai reunir especialistas, acadêmicos e profissionais de saúde de todas as regiões do mundo.

A enfermeira obstetra de São Sebastião, Carla Bruço, foi selecionada para participar. “Fiquei muito feliz quando recebi o e-mail porque é um reconhecimento importante para São Sebastião estar representada neste congresso. Para nós, que trabalhamos na área é uma oportunidade de estarmos próximas das maiores autoridades em saúde integrativa do planeta”, disse Carla Bruço, que é a idealizadora do Centro Gestacional Harmonia Para a Vida.

“Ele é o primeiro do mundo que vai disputar um prêmio durante este congresso. Nossa participação mostra ser urgente que as cidades do mundo tenham Centros Gestacionais onde as grávidas possam se beneficiar do melhor, do mais belo que sua cultura tenha para oferecer”.

Carla reforça que zelar pelo bem-estar de cada gestante é uma chave de ouro que garante um lindo, harmonioso e próspero futuro para as nações. “Um futuro no qual finalmente os seres humanos serão mais saudáveis, saberão viver em harmonia uns com os outros e respeitar o meio-ambiente”.

Para se ter uma ideia da grandeza deste congresso mundial, durante os três dias de evento estão previstos palestras e dinâmicas com autoridades em saúde de países como Índia, Estados Unidos, Austrália, Brasil, Alemanha, China, entre outros.