Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
08 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > São Sebastião encerra campanha de Vacinação Contra Poliomielite com cerca de 1.500 doses aplicadas

São Sebastião encerra campanha de Vacinação Contra Poliomielite com cerca de 1.500 doses aplicadas

Compartilhe:

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), encerrou a Campanha de Vacinação Contra Poliomielite na última sexta-feira (28/6). Durante toda ação, 1.483 doses da vacina foram aplicadas em crianças menores de cinco anos, público alvo da ação.

A campanha foi iniciada no dia 27 de maio em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. Ao todo, foram aplicadas 197 doses em crianças menores de um ano, 363 doses em crianças de um ano de idade, 275 em crianças de dois anos, 323 doses em crianças de três anos e 325 doses em crianças de quatro anos.

Conforme a SESAU, antes da campanha, de 1º de janeiro a 24 de maio, foram aplicadas 649 doses da vacina oral contra Poliomielite (VOP) e outras 1.075 doses contra a doença por meio da vacina injetável (VIP).

De acordo com a SESAU, crianças de até um ano passaram pela atualização da carteirinha. Crianças até cinco anos tinham previsão de receber mais uma dose da vacina.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Quais os sintomas da doença?

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas, similares a outras doenças virais, como:‌

  • Febre
    Mal-estar
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta e no corpo
  • Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)
  • Constipação (prisão de ventre)
  • Espasmos
  • Rigidez na nuca
  • Meningite
  • Nas formas mais graves, instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores

Tem alguma dúvida sobre a vacinação?

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/ .

Fonte: Talita Fernanda | PMSS