Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
13 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > São Sebastião confirma primeiro caso de Varíola do Macaco

São Sebastião confirma primeiro caso de Varíola do Macaco

Compartilhe:

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), confirmou, nesta terça-feira (9), o primeiro caso de Varíola do Macaco (Monkeypox) em um morador do município.

O paciente procurou a unidade de saúde com sintomas característicos da doença, foi coletado exame e enviado ao Instituto Adolf Lutz. A equipe de saúde orientou o paciente a permanecer em isolamento e realizou busca ativa dos contactantes, os orientando a procurar os serviços de saúde caso apareça algum sintoma.

A Vigilância Epidemiológica alerta que, em caso de suspeita, o paciente procure o serviço de saúde para avaliação e conduta médica. Diante de suspeita clínica, receberá o devido isolamento e coleta de material para o diagnóstico.

Informa, também, que é importante observar o histórico de viagem para país endêmico ou com casos confirmados de Monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas, contato íntimo com desconhecidos e/ou parceiros casuais, ou, ainda, vínculo epidemiológico com caso suspeito, provável ou confirmado da doença.

O que é a Variola do Macaco?

Doença transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

Sintomas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve quadros diferentes de sintomas para casos suspeitos, prováveis e confirmados. Passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável. Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.

 

 

 

Fonte: Depcom PMSS