Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
07 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Profissionais da Saúde de São Sebastião participam de capacitação de combate à sífilis

Profissionais da Saúde de São Sebastião participam de capacitação de combate à sífilis

Compartilhe:

Médicos e enfermeiros da Secretária de Saúde (SESAU) de São Sebastião estiveram na última quinta-feira (27), na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) de Caraguatatuba, para participarem de uma capacitação de combate à sífilis.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o encontro reuniu os quatro Núcleos de Educação Permanente (NEP) do Litoral Norte, que participaram de uma palestra ministrada pelo o Dr. Valdir Monteiro Pinto, infectologista e consultor técnico do Programa Municipal de DST/AIDS, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Estado de São Paulo.

Na reunião foram apontados os fluxos epidemiológicos de sífilis adquirida, de gestantes, e congênita, nos quatro municípios da região; também foi apresentado formas de testagem de sífilis, seu diagnóstico e tratamento. A ação também foi realizada para debater formas de frear o crescimento da doença nos municípios.  

Dados do Boletim Epidemiológico da Sífilis 2018 mostram que a taxa de detecção da sífilis adquirida aumentou de 44,1 para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2016, para 58,1/100 mil em 2017. No mesmo período, a sífilis em gestantes cresceu de 10,8 casos por mil nascidos vivos para 17,2. Já a sífilis congênita, passou de 21.183 casos em 2016 para 24.666 em 2017. O número de óbitos por sífilis congênita foi de 206 casos em 2017, enquanto em 2016, haviam sido 195.

 “O encontro foi muito importante e produtivo, pois conseguimos visualizar os dados epidemiológicos em São Sebastião, e através desses dados poderemos traçar ações de preparar os nossos profissionais, trabalhando de maneira preventiva”, contou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente de São Sebastião, Izabele Gonçalves.

 

Fonte: DEPCOM | PMSS