Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
04 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Prefeitura, SESAI e ONG Doutores da Amazônia levam serviços de Saúde à Aldeia Rio Silveiras

Prefeitura, SESAI e ONG Doutores da Amazônia levam serviços de Saúde à Aldeia Rio Silveiras

Compartilhe:

Uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Saúde (SESAU) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS); a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Organização Não Governamental (ONG) Doutores da Amazônia levou diversos atendimentos e serviços de Saúde à aldeia indígena Rio Silveiras, localizada no bairro de Boraceia.

A ação aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de março e teve como objetivo minimizar a demanda reprimida por atendimentos e procedimentos especializados entre os indígenas, que sofreu aumento devido à pandemia.  

Durante os três dias, equipes da SESAU realizaram 140 exames de glicemia e sorologia (HIV, Sífilis e Hepatites B e C) e testes rápidos para detecção de Covid-19. A equipe da SEDES realizou identificação e cadastro da população indígena nos programas sociais Auxílio Brasil (dez atendimentos) e Cadastro Único (CadÚnico) – 29 consultas e 21 atendimentos -, além de oito atendimentos para orientação social.

Pela SESAI e ONG Doutores da Amazônia foram realizados atendimentos de clínica geral; ginecologia e obstetrícia (exames preventivos e pré-natal); pediatria (puericultura e atendimentos especializados); infectologista (atendimento clínico e seguimento com telemedicina, quando necessário); oftalmologia (exame oftalmológico completo com entrega de óculos após os atendimentos, quando necessário); e tratamento de canal.

Para isso, as instituições contaram com quinze médicos voluntários, dentistas e equipes de apoio, que atenderam 343 indígenas entre idosos, adultos e crianças durante os três dias de ação.

Foram realizados 1.233 procedimentos em diversas especialidades e entregues 56 óculos de grau, medicamentos e kits de higiene bucal. Os casos complexos foram encaminhados à rede municipal de saúde para atendimento e acompanhamento.

A associação Doutores da Amazônia é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a retribuição das conquistas profissionais por meio da colaboração, utilizando o conhecimento técnico de seus associados com o intuito de erradicar a falta de acesso de determinadas populações às premissas básicas de saúde, educação e bem-estar, sem interferir na cultura, religião e características sociais das localidades atendidas. Foi a primeira vez que a ONG esteve em São Sebastião.

 

 

 

Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS