Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura realiza teste rápido para dengue
Teste permite o diagnóstico precoce e oferece precisão aos dados epidemiológicos
A Prefeitura de São Sebastião está realizando teste rápido para casos suspeitos de dengue em todas as unidades básicas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga. O teste permite o diagnóstico precoce, já que fica pronto em 15 minutos, e oferece precisão aos dados epidemiológicos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o teste funciona apenas para pessoas que estejam nos três primeiros dias de início dos sintomas, quando é considerada fase aguda. Fora desse prazo é preciso realizar o exame de sangue convencional, que é enviado para o Instituto Adolfo Lutz e fica pronto de 15 a 20 dias. De qualquer forma o paciente já é tratado como um caso de dengue.
A precisão dos dados epidemiológicos permite que os agentes mantenham ações de monitoramento diário e de bloqueio nos locais onde foram registrados casos positivos da doença.
Alerta
A Vigilância Epidemiológica informa que os agentes estão encontrando muitas larvas do mosquito transmissor da dengue, principalmente nas residências com casos positivos, então solicita ajuda da população no combate contra o criadouro.
De acordo com o setor Epidemiológico é muito importante que os moradores e turistas evitem manter objetos que acumulem água no quintal; não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos; mantenha limpas calhas, piscinas e aquários.
Fonte: Millena Hermes | PMSS