A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação de Saúde Pública e da Atenção Básica, realizou na última segunda-feira (06/05), uma oficina de atendimento a rede de Estratégia Saúde da Família, “O Laboratório de Atenção às Condições Clínicas” (LACC), para os profissionais da saúde do município, na unidade Piloto USF Varadouro.
O encontro que contou com a presença do Coordenador da Atenção Básica de Ilhabela, Dr. Márcio Nakasone, abordou temas referentes às ações de fortalecimento no vínculo da rede de atendimento, conhecimentos relativos às linhas de cuidados, e experiências exitosas dos instrumentos testados, trabalhando a linha do cuidado de hipertensão.
De acordo com a Fundação de Saúde, a ação vem sendo realizada desde o inicio do ano, com encontros uma vez ao mês. O objetivo do LACC é a reorganização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de São Sebastião, especialmente em relação aos pacientes crônicos, como os portadores de diabetes e hipertensão.
“A intenção das oficinas é promover uma troca de saberes e conhecimento, para que haja o alinhamento de conceitos, para que a população possa avançar no autocuidado. As mudanças que serão introduzidas pelo LACC vão se executando de forma cíclica com a equipe de saúde planejando detalhadamente isso, considerando as características culturais e organizacionais de seus procedimentos padrões”, explicou o Presidente da FSPSS, Carlos Craveiro.
A iniciativa é realizada pela Secretaria de Saúde do Município, em parceria com a FSPSS e o Estado, por meio da Diretoria Regional de Saúde.