Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
04 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Prefeitura promove treinamento de situações de emergência para profissionais da Atenção Básica de São Sebastião

Prefeitura promove treinamento de situações de emergência para profissionais da Atenção Básica de São Sebastião

Compartilhe:

O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião em uma parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está promovendo para enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem dos Postos de Saúde da Família (PSF) do município, um treinamento para situações de urgência e emergência na Atenção Básica.

A capacitação que teve início na última terça-feira (12/11), conta com quatro módulos que inclui aulas teóricas e práticas. O último módulo será finalizado com uma simulação de situação de emergência em uma Unidade de Saúde da Família (USF), que será ministrado por profissionais do SAMU.

“O treinamento é importante para preparar a equipe de enfermagem para atuar em situações de urgência e emergência nas unidades, tendo em vista a alta temporada que está próxima, o que aumenta o fluxo de pacientes no município, necessitando do serviço de saúde prestado” , explicou a coordenadora do NEP, Izabelle Gonçalves.

A auxiliar de enfermagem do PSF Olaria, Gleusa Aparecida Pereira da Silva, contou sobre a experiência que o curso está proporcionando. “Nós participamos de cursos durante todo o ano, cada capacitação é uma experiência diferente que agrega mais conhecimento, e consequentemente melhora a qualidade do serviço realizado. Na nossa área de atuação é um novo desafio a cada dia, e esse curso nos prepara para situações de emergência, e nos ensina sobre a importância de conhecer os procedimentos nesses casos como nos primeiros atendimentos que o paciente recebe, antes de ser transferido, além de trabalhar a integração entre as unidades para com o SAMU”, disse.

 

 

*Com supervisão de Cesar Rodrigues

 

Fonte: Leonice Lopes* | PMSS