Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura lança Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância
Felipe Augusto recebeu título de ‘Prefeito de Primeiríssima’ por investimentos
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), de Saúde (SESAU), de Desenvolvimento Social e Humano (SEDES) e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), realizou o 3º Simpósio da Primeiríssima Infância, no Teatro Municipal, nesta sexta-feira (19), das 8h às 18h.
Durante a abertura, a articuladora do Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância, Priscila Magalhães informou que está em fase de formação e formalização o comitê São Sebastião pela Primeiríssima Infância, que tem como intuito, formar uma rede de proteção e cuidado a gestante e crianças de 0 a 3 anos, promovendo o vínculo e o afeto.
O Governo Municipal está envolvido em uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 3 anos, ao desenvolver diversas ações e investimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Educação e Centros de Referências de Assistência Social (CRAS).
Para homenagear a atuação da Administração Municipal, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, recebeu uma placa do Governo do Estado, com o título de ‘Prefeito de Primeiríssima’.
“O que estamos fazendo? Cuidando de gente! Reduzimos as despesas e aumentamos os investimentos. Neste momento, R$ 25 milhões estão sendo gastos em reformas de escolas, trabalhamos para retomar o orgulho de ser sebastianense. Apesar do declínio orçamentário, não pode ocorrer o mesmo com a qualidade das políticas públicas. Pedimos apoio para conduzir as políticas públicas e o cuidado no acolhimento com as nossas crianças. É esse cuidado, orientar os primeiros passos para transformar a vida delas cada vez melhor. É necessário o comprometimento de todos”, afirmou Felipe Augusto.
A Prefeitura de São Sebastião está investindo na construção novas creches e reformas, nas formações continuadas aos monitores e educadores de creches, incentivando as famílias a uma maior participação nas unidades escolares, investindo em programas e projetos educativos, ampliando os espaços lúdicos, cantinho de amamentação e serviços odontológicos dentro das creches, investindo no atendimento a gestantes e incentivando a participação dos pais no momento do parto, humanizando esse momento.
A programação do evento contou com a apresentação de alunos das creches municipais na puxada de rede, palestras sobre o ‘Desenvolvimento Infantil e Dança Materna’, com a Dra. Vanessa Mascarenhas, ‘Neurodesenvolvimento Infantil’, com o terapeuta ocupacional, Isaac Elias Filho, ‘Treinamento de Primeiros Socorros’, Hamilton Bertulino (SAMU), ‘Neorodesenvolvimento Infantil’, Dr. Alexandre Serafim, além de ‘Contação de História’, com a professora Aparecida Cristina de Oliveira.
O que é?
O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância foi desenhado sob a premissa de que a promoção à saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção de agravos e assistência são objetivos que, além de reduzirem a mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida favorecendo o desenvolvimento da criança em todo o seu potencial.
Fonte: DEPCOM | PMSS