Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
11 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Prefeitura e SAMU realizam treinamento de primeiros socorros no CIAMA Costa Sul

Prefeitura e SAMU realizam treinamento de primeiros socorros no CIAMA Costa Sul

Compartilhe:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou um treinamento de primeiros socorros, com ênfase em técnicas de desengasgo, na manhã desta terça-feira (18/02), no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), de Boiçucanga, Costa Sul do município.

A ação reuniu mais de 15 pessoas, entre mães e pais de lactentes – criança após os primeiros 28 dias de vida (recém-nascido) até completar dois anos de idade – gestantes e profissionais da saúde.

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro do SAMU e responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência, Hamilton Bertulino Santos, que ensinou de forma teórica e prática, técnicas e manobras para reconhecer e saber o que fazer em situações de asfixia; desengasgo – conhecida como ‘Manobra de Heimlich’; parada respiratória e cardiorrespiratória em bebês recém-nascidos e crianças de até dois anos de idade.

“Foi muito interessante ter o treinamento no nosso bairro, pois, uma coisa é vermos em vídeo este tipo de situação, outra coisa é vivenciar de fato. Neste curso em específico os enfermeiros do SAMU tiveram todo um cuidado para entendermos a técnica, na qual realizamos na prática. Espero não precisar passar por uma situação de engasgo com bebês, mas caso aconteça, me sinto mais preparada e segura em saber como agir”, contou a mãe do José Davi, de sete meses, Tassia Thalyta Souza Costa.

Segundo a enfermeira e responsável pelo CIAMA da Costa Sul, Valeska Danielli Ferreira Couto, a ação acontece uma vez ao mês na unidade e tem como objetivo a prevenção de acidentes domésticos. “Esta capacitação abrange principalmente pais e mães de lactentes, pois muitos acidentes domésticos acontecem pela falta de instrução, como por exemplo, o engasgo com o leite materno. Essa palestra visa orientar e prevenir esses pais, para torná-los mais preparados para agir em qualquer tipo de situação urgência e emergência”, explicou.

 

*Com supervisão de Cesar Rodrigues

 

 

 

 

Fonte: Leonice Lopes* | PMSS