Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura de São Sebastião visita mais de 17 mil imóveis em ações de combate ao Aedes aegypti
Nesta semana, a equipe de controle de Endemias da Secretaria de Saúde de São Sebastião (SESAU) já atuou em diversas regiões da cidade com foco em eliminar larvas e mosquitos em locais com grande concentração de casos positivos de dengue na cidade. Mais de 17 mil residências já foram visitadas desde o início dos trabalhos.
Segundo dados da SESAU, até a última quarta-feira (20), a cidade já contava com 918 casos confirmados da doença em meio a 3.197 notificações suspeitas. Estes números já ultrapassam o quantitativo de pessoas contaminadas de todo o ano de 2023, que registrou, de janeiro a dezembro, 814 confirmações de pacientes com dengue.
A Secretaria de Saúde informa que, de acordo com os últimos dados compilados, os bairros mais atingidos com casos positivos estão localizados na Costa Sul do município, com destaque para Juquehy (16%), Boiçucanga (11%), Barra do Sahy (8%) e Cambury (8%).
Na região central, os bairros com maior índice de munícipes infectados pela doença são Jaraguá e Itatinga.
Últimas ações
Além do trabalho dos agentes de controle de Endemias, a Prefeitura de São Sebastião também lançou uma campanha de distribuição de folders, tags para porta, cartazes e as sacolinhas para carro com dicas de prevenção e cuidados contra o Aedes aegypti.
Entre as ações in loco, na quarta-feira, o bairro de Boiçucanga foi foco das ações de controle de criadouros. Durante o trabalho, 323 casas foram visitadas e nebulizadores costais atingiram área equivalente a 103 casas no local. No mesmo dia, a região do Mirante, no bairro da Olaria, recebeu a nebulização veicular.
Unidades Sentinelas
Para reforçar ações de combate ao Aedes aegypti e melhor atender a população, o município conta com cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) no regime de sentinela, que atendem a pacientes também após o horário habitual de fechamento.
Nos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Topolândia e Enseada, usuários podem comparecer a essas unidades, de segunda a quinta-feira, até às 20h.
Todas as USFs do município têm seu funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O horário das 7h às 8h é destinado à coleta de exames e, a partir das 8h, para realização de consultas.
Situação de Emergência
A SESAU informa que, desde o dia 7 de março, o prefeito Felipe Augusto decretou Situação de Emergência na Saúde Pública em razão da epidemia de Dengue em São Sebastião
O Decreto Municipal 9.220/2024 teve como base o Decreto Estadual nº 68.368 de 5 de março de 2024, que dispõe sobre a declaração de emergência em saúde pública no Estado de São Paulo em razão da epidemia.
A Secretaria de Saúde informa que o decreto também é válido para o combate de outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, tais como a Chikungunya e a Zika.
O documento destaca que esta situação de emergência autoriza o município a adotar todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses. Entre as principais ações estão a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens; a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.
Além dessas medidas, o município também passa a estar autorizado a prorrogar, na forma da lei, contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor dos vírus da Dengue e de outras arboviroses; com foco na assistência à saúde dos pacientes acometidos por essas enfermidades e as ações de vigilância em saúde, de acordo com a necessidade apurada pelas áreas técnicas da Secretaria da Saúde.
Para o enfrentamento da situação de emergência de que trata este decreto, caberá, também, a contratação de servidores ou empregados públicos, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
Fonte: Talita Fernanda | Pmss