Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
13 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Prefeitura de São Sebastião realiza 20 cirurgias do Mutirão de Vasectomia

Prefeitura de São Sebastião realiza 20 cirurgias do Mutirão de Vasectomia

Compartilhe:

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), iniciou o Mutirão de Vasectomia do Hospital das Clínicas de São Sebastião (HCSS), no último fim de semana, com 20 cirurgias realizadas. No pré-cadastro, foram 272 sebastianenses que manifestaram interesse em realizar a cirurgia de vasectomia, por meio do preenchimento de formulário disponibilizado durante o mês de setembro do ano passado.

Após o pré-cadastro, os inscritos foram convocados pelas equipes multidisciplinares de planejamento familiar do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), para atendimento e avaliação dos critérios de elegibilidade previstos em lei.

Os 20 homens aprovados realizaram a cirurgia no final de semana e para os demais, conforme forem recebendo a aprovação das equipes serão agendadas novas datas para as cirurgias em datas que serão definidas no decorrer de 2024.

São critérios mínimos para fazer a vasectomia ser homem com capacidade civil plena e maior de 21 anos de idade ou com pelo menos dois filhos vivos. É necessário aguardar o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual é propiciado ao interessado acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce, em atendimento à Lei 14.443/2022.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, explica que não existe demanda reprimida ou fila de espera para o procedimento em São Sebastião. “A iniciativa visa facilitar o acesso dos homens que desejam realizar a cirurgia de vasectomia e, por algum motivo, ainda não iniciaram o processo no planejamento familiar”, diz.

Fonte: Rafael César | PMSS