Como parte da programação da 19ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Educação (Seduc), Esporte (Seesp), Saúde (Sesau), Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Segurança Urbana (Segur), Serviços Públicos (Sesep) e Administração (Secad), além da Fundação de Arte e Cultura (Fundass), promoveu na quarta-feira (28/8) uma palestra voltada aos servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), com o tema ‘Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador’.
As atividades ocorreram de forma simultânea em três locais: na Regional da Sesep, em Boiçucanga, no Varadouro e região Central, reunindo servidores da Costa Sul, Costa Norte e Centro. O objetivo foi informar e conscientizar sobre autocuidado, prevenção de doenças, saúde mental e a importância da prática regular de atividade física.
A equipe da Sepedi conduziu dinâmicas participativas, com destaque para discussões sobre saúde mental, que tiveram grande adesão dos trabalhadores.
Para a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, a Semana de Prevenção é um marco de união entre secretarias e sociedade, voltado à conscientização sobre as causas que podem levar a deficiências físicas, sensoriais, psicossociais, intelectuais e múltiplas. Além disso, busca estimular práticas de prevenção, inclusão social e respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
Segundo Juliana, esse é um momento essencial para refletir sobre como medidas simples podem evitar o surgimento ou agravamento de condições que limitam a capacidade funcional, lembrando que até 70% das deficiências poderiam ser prevenidas.
“Ao sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e da inclusão, buscamos destacar e orientar sobre as diferentes formas de evitar riscos, além de colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e com melhores condições de vida para todos. A mobilização social e o engajamento do poder público são fundamentais para o diagnóstico precoce e para medidas efetivas de prevenção”, destacou.
Durante toda a semana, a Sepedi promoveu ainda ações educativas pelo município, abordando temas como prevenção de acidentes domésticos, quedas, mergulho, segurança no trânsito (ciclistas, pedestres e motoristas), saúde peri, pré e pós-natal, além da prevenção às doenças crônicas.
Fonte: Cris Motta | PMSS