Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura de São Sebastião inaugura CAPS Infantojuvenil na segunda-feira
A partir de segunda-feira (11), a população de São Sebastião já pode contar com os serviços do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), que será inaugurado nesta data, às 17h, na Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 68, no Centro Histórico.
O CAPS IJ é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e oferece atendimento psicossocial para crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses, com transtornos mentais graves ou persistentes, decorrentes ou não do uso de substâncias.
Um dos critérios para atendimento é ter até 17 anos e 11 meses no ato do acolhimento, bem como ter queixa principal de algum transtorno mental severo e/ou persistente, com prejuízos psicossociais e que demande atendimento multidisciplinar na área de saúde mental.
De acordo com especialistas da Secretaria de Saúde de São Sebastião (SESAU), entende-se por prejuízos psicossociais a ausência ou fragilidade de rede de apoio sócio familiar, isolamento ou ausência de laços ou interação social, relações familiares e comunitárias violentas e/ou negligentes, exclusão social, associados ao transtorno de base (moderado ou grave).
Alguns indivíduos e patologias não serão atendidos no CAPS IJ por não se encaixarem nos critérios de atendimento. Neste caso, tratando-se de casos leves ou moderados, sem prejuízos psicossociais ou comorbidades.
A Secretaria de Saúde informa, ainda, que ter idade acima de 18 anos é também um dos fatores para exclusão. Outros fatores excludentes são a dependência química persistente; os Transtornos Neurológicos, Deficiências Intelectuais (D.I.), TEA e TDAH, sem comorbidades. Esses casos devem ser avaliados para identificação de demanda de saúde mental associada a esses diagnósticos (funcionalidade e comorbidades); transtornos de aprendizagem sem prejuízos psicossociais associados.
Fonte: Talita Fernanda | PMSS