Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Prefeitura de São Sebastião disponibiliza implante contraceptivo de longa duração para mulheres com condições especiais
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), disponibilizará implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel para a prevenção da gravidez não planejada a mulheres em situação de vulnerabilidade social ou que corram riscos com a gestação. O objetivo é a proteção da saúde feminina.
O implante, que evita a gravidez por até três anos, é invisível e inserido sob a pele do braço da mulher.
Ele será ofertado, exclusivamente, para mulheres em situação de rua; mulheres dependentes químicas; mulheres com problemas cognitivos, desde que haja a anuência do responsável e laudo psiquiátrico; mulheres em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) para avaliação médica; crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos, para prevenção de gravidez não desejada; e mulheres que têm contraindicação para uma nova gestação por representar alto risco de vida.
Para a colocação dos implantes serão considerados critérios médicos. A prescrição poderá ser feita por clínicos gerais das Unidades de Saúde da Família (USFs), psiquiatras, neurologistas, ginecologistas, obstetras e médicos do planejamento familiar.
Após a prescrição, a equipe da Central de Regulação da SESAU agendará a aplicação do contraceptivo, que deve ocorrer em pontos de referência da rede municipal de saúde, na Costa Norte, região central e Costa Sul do município.
O contraceptivo já foi adquirido pela Prefeitura e será disponibilizado à população após capacitação dos médicos da rede pública, prevista para novembro.
Fonte: Janaína Maria de Castro I PMSS