Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
08 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Prefeitura de São Sebastião disponibiliza implante contraceptivo de longa duração para mulheres com condições especiais

Prefeitura de São Sebastião disponibiliza implante contraceptivo de longa duração para mulheres com condições especiais

Compartilhe:

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), disponibilizará implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel para a prevenção da gravidez não planejada a mulheres em situação de vulnerabilidade social ou que corram riscos com a gestação. O objetivo é a proteção da saúde feminina.

O implante, que evita a gravidez por até três anos, é invisível e inserido sob a pele do braço da mulher.

Ele será ofertado, exclusivamente, para mulheres em situação de rua; mulheres dependentes químicas; mulheres com problemas cognitivos, desde que haja a anuência do responsável e laudo psiquiátrico; mulheres em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) para avaliação médica; crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos, para prevenção de gravidez não desejada; e mulheres que têm contraindicação para uma nova gestação por representar alto risco de vida.

Para a colocação dos implantes serão considerados critérios médicos. A prescrição poderá ser feita por clínicos gerais das Unidades de Saúde da Família (USFs), psiquiatras, neurologistas, ginecologistas, obstetras e médicos do planejamento familiar.

Após a prescrição, a equipe da Central de Regulação da SESAU agendará a aplicação do contraceptivo, que deve ocorrer em pontos de referência da rede municipal de saúde, na Costa Norte, região central e Costa Sul do município.

O contraceptivo já foi adquirido pela Prefeitura e será disponibilizado à população após capacitação dos médicos da rede pública, prevista para novembro.

Fonte: Janaína Maria de Castro I PMSS