Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
13 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Prefeitura de São Sebastião decreta Situação de Emergência na Saúde Pública em razão da epidemia de Dengue

Prefeitura de São Sebastião decreta Situação de Emergência na Saúde Pública em razão da epidemia de Dengue

Compartilhe:

Com 596 casos positivos de dengue no município registrados até a última quinta-feira (7), o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, declarou emergência em Saúde Pública em virtude da epidemia de dengue no município.

Até quinta-feira, a Secretaria de Saúde (SESAU) havia registrado 2.270 notificações da doença. O decreto municipal teve como base o decreto estadual nº 68.368, de 5 de março de 2024, que dispõe sobre a declaração de emergência em saúde pública no Estado de São Paulo em razão da epidemia.

A Secretaria de Saúde informa que o decreto também é válido para o combate de outras arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, tais como a Chikungunya e a Zika.

O documento informa que esta situação de emergência autoriza o município a adotar todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses. Entre as principais ações, estão a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens; a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Além dessas medidas, o município também passa a estar autorizado a prorrogar, na forma da lei, contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor dos vírus da Dengue e de outras arboviroses, com foco na assistência à saúde dos pacientes acometidos por essas enfermidades e as ações de vigilância em saúde, de acordo com a necessidade apurada pelas áreas técnicas da Secretaria da Saúde.

A Prefeitura de São Sebastião informa, que, para o enfrentamento da situação de emergência de que trata este decreto, caberá, também, a contratação de servidores ou empregados públicos, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Neste sábado (9), agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde realizam ação de controle de criadouros e orientação a população no bairro de Maresias, na Rua da Cesp. A ação contará, mais uma vez, com o suporte da Defesa Civil de São Sebatião.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra funcionários da Secretaria de Saúde de São Sebastião em ações de combate ao mosquito da dengue. Fim da descrição

sexta-feira, 8 de março de 2024

Saúde

Fonte: Talita Fernanda | PMSS