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Prefeitura de São Sebastião atende a cerca de 3 mil pacientes em processo para recebimento de medicamentos de alto custo por mês
Segundo preconização do Ministério da Saúde, cabe aos municípios a responsabilidade do fornecimento de medicações da Atenção Básica. Todo e qualquer medicamento da rede especializada, antes chamados de alto custo, deve ser recebido, por meio de processo junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Houve uma mudança de nomenclatura e agora estes medicamentos são chamados de 'Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica, que contam com uma série de diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para serem adquiridos pelos pacientes, conforme cada medicação.
Conforme a Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião, cada medicação conta com um protocolo específico. Até o momento, a pasta atende cerca de 3 mil pacientes por mês, como mediadora desses processos de componentes especializados.
Ainda de acordo com a SESAU, a cada seis meses há renovação do processo, na maior parte voltados à medicação de uso contínuo. Cada processo aprovado é convertido em um recibo que permite ao usuário retirar a medicação mês a mês.
Para dar início a esse processo, o paciente deve dirigir-se à farmácia da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou à Farmácia Especializada ‘Alto Custo’ no piso superior da rodoviária de São Sebastião; para entrega de toda documentação e exames necessários.
Toda lista de componentes especializados pode ser localizada no link abaixo, onde, ao clicar em cada medicação, o paciente pode tomar ciência do passo a passo da entrega de documentações e exames para conseguir cada remédio.
A Secretaria de Saúde esclarece que todas as dúvidas sobre processo para recebimento de medicamentos de componentes especializados também podem ser sanadas diretamente com o farmacêutico responsável pela Unidade de Saúde de referência.
Fonte: Talita Fernanda I PMSS