Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Mutirões da Saúde registram mais de 1,7 mil atendimentos em São Sebastião
Os mutirões para a realização de atendimentos médicos em uma carreta adaptada instalada na Rua da Praia, no Centro de São Sebastião, somaram 1.728 atendimentos, sendo 583 com médicos especialistas em dermatologia e gastroenterologia e os demais com equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, nutricionistas e serviço social, entre outros.
O número de ausências também foi grande: das cerca de 1 mil consultas agendadas com os médicos dermatologistas e gastroenterologistas, 395 não aconteceram devido às faltas dos pacientes. As informações são da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Diretoria de Planejamento em Saúde da Secretaria da Saúde (SESAU).
Os atendimentos incluíram consultas e teleconsultas, isto é, realizadas de forma remota por meio de tecnologias, e aconteceram no período de 25 de abril a 24 de maio.
O mutirão somente foi possível devido a uma ação conjunta do município com as instituições União Br, Horas da Vida, Flexmedical, Instituto de Gestão e Cidadania (IGC) e Instituto da Criança.
O objetivo foi amenizar os transtornos causados ao sistema de saúde pelas fortes chuvas de fevereiro, que, entre outros impactos, registrou aumento da demanda por consultas médicas.
Aprovação
A paciente Flávia Santos Nascimento, de 33 anos, moradora do bairro Itatinga, passou por consulta com gastroenterologista e aprovou o atendimento. “Foi rápido e eficiente. Acho importante trazer esses mutirões para facilitar nossa vida, pois agilizou minha consulta e agora poderei me medicar e me recuperar mais rápido”, conta.
Vilma Silva de Oliveira, de 58 anos, moradora do bairro São Francisco, também aprovou o mutirão, por ter agilizado seu atendimento. “Passei por consulta com gastroenterologista e fui muito bem atendida. Quero agradecer ao prefeito Felipe Augusto e ao secretário Reinaldo Moreira pela oportunidade de vir aqui, ser atendida, e não aguardar muito tempo na fila”, diz.
A diretora de Planejamento em Saúde, Laysa Christina Pires do Nascimento, explica que a ação da carreta da saúde foi muito importante para o município. “Conseguimos atender diversos pacientes da demanda reprimida da regulação e fizemos descobertas importantes, como de carcinomas e melanomas, que são tipos de cânceres dermatológicos”, diz.
Ela conta que muitos pacientes tiveram tratamento adequado e receberam alta. “A ação foi muito positiva, esses 30 dias de atendimentos somaram muito para a Saúde do município e só temos a agradecer à prefeitura e aos parceiros da carreta.”
A diretora de Atenção Especializada, Angélica Oliveira, agradece ao apoio recebido pelo projeto que proporcionou rapidez no atendimento aos pacientes do município. “Conseguimos adiantar o atendimento de muitos pacientes que estavam aguardando e agilizar os casos mais graves. É fundamental o tempo resposta para esses pacientes”, diz.
A coordenadora de Operações da Carreta, Mary Guimarães de Souza Vieira, explica que “estão felizes por terem atendido a um número expressivo de pacientes e contribuído para desafogar um pouco a demanda do município”.
Fonte: Janaína Maria de Castro I Pmss