Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
11 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Mais de 80 usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Maresias 1 participam de ação voltada a hipertensos e diabéticos

Mais de 80 usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Maresias 1 participam de ação voltada a hipertensos e diabéticos

Compartilhe:

O evento ‘Ação Saúde Hiperdia’, promovido pela Unidade de Saúde da Família (USF) Maresias 1, nesta quarta-feira (23), reuniu 50 usuários portadores de hipertensão arterial e Diabetes Mellitus e outros 34 usuários do serviço de saúde. A ação ocorreu das 8h30 às 11h na quadra da Escola Municipal Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias.

Entre as atividades que foram ofertadas, estão palestras e orientações com equipe multiprofissional; Quiz interativo (teste de conhecimentos) com Agentes Comunitários de Saúde (ACSs); amostragem das quantidades de açúcar presentes nos alimentos, realizada por odontóloga; alongamento com educador físico; aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; orientações sobre as medicações e ajustes, quando necessário; e entrega da Caderneta Hiperdia, para acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.

Além disso, receitas e medicamentos foram identificados com adesivos elaborados pela equipe de Enfermagem, relacionando a receita ao medicamento e informações como hora, dosagem e via de administração, facilitando o entendimento do paciente com relação à tomada da medicação.

Além de fortalecer vínculos com os pacientes, a ação teve como finalidade melhorar a cobertura dos indicadores do Programa Previne Brasil e levar São Sebastião a atingir as metas referentes à Atenção Primária à Saúde (APS), estabelecidas pelo Ministério da Saúde, assegurando o repasse de verbas federais ao município.

Munícipes com hipertensão e diabetes devem realizar acompanhamento médico, no mínimo, uma vez por semestre. Para isso, precisam procurar a USF de referência e solicitar o agendamento de consulta.

 

Fonte: Janaína Maria de Castro I PMSS