Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
11 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Mais de 30 pacientes do CAPS-1 e idosos participam de ação ‘Turismo de Aventura Especial’ em Barra do Una

Mais de 30 pacientes do CAPS-1 e idosos participam de ação ‘Turismo de Aventura Especial’ em Barra do Una

Compartilhe:

A última quinta-feira (29) foi marcada por uma atividade diferenciada para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-1) e idosos que frequentam a parte esportiva do Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, na região central.

Um grupo que reuniu mais de 30 pessoas foi visitar e curtir as belezas naturais que existem na Trilha da Água Branca, que leva ao rio de mesmo nome, no Sertão de Abras do Una, em Barra do Una.

O passeio faz parte do programa Turismo de Aventura Especial realizado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) com apoio da Secretaria da Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Secretaria de Esportes (SEESP) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), além do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) – Núcleo São Sebastião.

A aposentada Cleuza Nazarro Andrade, 73 anos, estava toda feliz pelo passeio proporcionado. Ele faz parte da turma de alongamento da professora da SEESP, Andreza Cariatti, no grupo de Prevenção de Quedas, e conta que adorou a experiência. “Não conhecia esse local e a caminhada foi muito gostosa. Andei e me molhei e, se puder, quero repetir”, disse.

Mesma sensação teve seu Takashi Tokumo, 64 anos, que também saiu do Pontal da Cruz para desfrutar das belezas da trilha e rio de Barra do Una. “Foi muito gostoso estar reunido com o pessoal e curtir a natureza”, comentou.

Para a professora Andreza, essa iniciativa foi muito boa para seu grupo e agradeceu a equipe da SEPEDI por poder proporcionar esse passeio que, ao mesmo tempo, ajuda no fortalecimento de seus alunos.

A diretora de Políticas do Idoso, Juliana Carvalho, destaca a importância da ação para que toda a população possa usufruir dos espaços turísticos de São Sebastião. “Foi um programa implantado em 2018 e que tem proporcionado conhecimento para nosso público”.

O programa Turismo de Aventura Especial proporciona à pessoa com deficiência e idosos uma experiência de contato com a natureza, o acolhimento, o cuidar de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida e garantir a igualdade de oportunidades conforme direito de qualquer cidadão.

Durante o passeio, equipes do PESM contam aos presentes sobre a Unidade de Conservação na qual a região está inserida, propiciando momentos de rica interação com o ambiente natural e possibilitando o acesso de uma ampla variedade de público aos atrativos naturais disponíveis na região.‌

Fonte: Mara Cirino | PMSS