Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Julho Verde: dentistas de São Sebastião realizam busca ativa de câncer bucal
Os dentistas das Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Sebastião estão realizando, desde maio, uma busca ativa para detecção de câncer bucal nos usuários da rede municipal de saúde e, em especial, nos pertencentes aos grupos de risco, como fumantes, etilistas e trabalhadores expostos ao sol.
Os casos suspeitos estão sendo referenciados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para a confirmação do diagnóstico e, em caso positivo, direcionados à Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) para tratamento em Taubaté ou São Paulo.
O diretor de Saúde Bucal do município, Dr. Daniel Capitani, conta que desde o início do ano os dentistas da rede municipal de saúde detectaram lesões de boca em 75 pacientes. Após avaliação realizada no CEO, foram confirmados quatro casos de câncer bucal, um bastante avançado e três leves, identificados no início.
Capitani explica que as campanhas são importantes por possibilitar o rastreio e o tratamento precoce dos casos positivos. “Mas, independentemente das campanhas, os profissionais das USFs estão sempre atentos para identificar casos suspeitos durante consultas de rotina, realizadas pelos munícipes no decorrer do ano”, diz o diretor.
Anualmente, a campanha para conscientização e detecção de câncer bucal tem início em maio, em alusão ao Maio vermelho – mês de conscientização sobre câncer bucal, e se encerra em julho, mês que se celebra o Julho Verde – campanha de prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço. Até o momento, cerca de 600 pessoas participaram da campanha.
O câncer de cabeça e pescoço engloba os cânceres de laringe, de cavidade oral (lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua), orofaringe, tireoide, pele, oculares e intracranianos.
Entre os fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença estão tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e excesso de gordura corporal.
Os principais sinais que devem ser observados são lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e/ou crescimento; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço; e rouquidão persistente.
CEO
Os serviços oferecidos pelos Centros de Especialidades Odontológicas são referenciados pelas USFs a partir de critérios de avaliação pré-estabelecidos. Há dois CEOs no município, um na Topolândia, região central, à Rua Antônio Pereira da Silva, 280; e um em Boiçucanga, costa sul, à Avenida Walkir Vergani, 878.
Fonte: Janaína Maria de Castro I Pmss