Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
12 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Janeiro Roxo: Prefeitura realiza ações de combate à Hanseníase

Janeiro Roxo: Prefeitura realiza ações de combate à Hanseníase

Compartilhe:

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SASAU), está realizando, desde o início do mês, ações de combate à Hanseníase, em alusão ao Janeiro Roxo, campanha nacional contra a doença. Na próxima sexta (27) e segunda-feira (30), irão acontecer, na região central, duas grandes ações voltadas ao tema, com orientações aos munícipes quanto aos cuidados e tratamentos.

Na sexta-feira (27), das 9h às 12h, a ação irá acontecer na entrada do supermercado Shibata, que fica na Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, 244, no Centro. Na ocasião, estará presente a equipe de enfermagem do município, com a distribuição de material informativo.

Já na segunda-feira (30), a mesma ação irá ocorrer no Centro de Saúde da Topolândia, só que dessa vez no período vespertino, das 14h às 16h. A unidade fica na rua Antônio Pereira Silva, 280, na Topolândia.

Sobre a doença 

A Hanseníase é uma doença crônica que atinge a pele e os nervos, podendo ser acometida em qualquer pessoa, inclusive crianças. Atualmente, o Brasil ocupa a lamentável 2ª colocação no ranking com maior número de casos da doença no mundo, perdendo apenas para a Índia.

Para erradicar a doença, foi criada no país a campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo orientar e esclarecer à população sobre os sintomas, prevenção e tratamento, ofertado de maneira totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.

É importante lembrar que, se não tratada de maneira rápida e correta, a Hanseníase pode deixar sequelas permanentes ou deformidades, por isso, o Ministério da Saúde alerta que quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhores as chances de êxito.  

 

Fonte: Luiz Felipe Raizer | Depcom | PMSS