Através da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, a Rede Pública de Saúde deu início à I Capacitação Supervisionada sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento Infantil, que segue até abril.

O principal objetivo é capacitar, instrumentar e supervisionar profissionais da rede de saúde do município para atuarem frente às demandas de crianças com atrasos ou desvios cognitivos e emocionais/comportamentais, tais como crianças com suspeitas de Transtornos do Espectro Autista e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento.

De acordo com a Diretora de Atenção Especializada da Fundação, Angélica Oliveira Costa, a capacitação é necessária para melhorar o olhar dos profissionais da Atenção Básica e Especializada de forma unificada e qualificada. “Quanto antes os diagnósticos e encaminhamentos corretos forem feitos melhor será a evolução do tratamento da criança”, disse ela, que ressaltou ainda que essa capacitação é uma conquista, principalmente para os profissionais da atenção especializada (pediatras, neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais), pois são os que atuam no acompanhamento e tratamento das crianças que são diagnosticadas com transtornos do neurodesenvolvimento infantil.

Participarão da capacitação os seguintes profissionais: médicos clínicos e pediatras das Equipes de Saúde da Família; e profissionais do serviço especializado: enfermeiros, neuropediatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos.

 

Fonte: Thereza Felipelli | PMSS