Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
13 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Fundação de Saúde Pública e SAMU capacitam enfermeiros em parada cardiorrespiratória

Fundação de Saúde Pública e SAMU capacitam enfermeiros em parada cardiorrespiratória

Compartilhe:

A Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), está promovendo uma capacitação prática em parada cardiorrespiratória (PCR) com a utilização do DEA (Desfibrilador Externo Automático) para os profissionais de enfermagem da Rede Pública de Saúde.

O treinamento está sendo ministrado pelo instrutor Hamilton Bertulino, do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).

Hoje (25) o treinamento foi na Unidade de Saúde de Boiçucanga, na Costa Sul; amanhã (26) e quarta-feira (27) será realizado no Canto do Mar e Topolândia, respectivamente.

Além das capacitações no decorrer da semana, os carrinhos de emergência foram equipados com equipamentos DEA e oximetros de pulso para um monitoramento e atendimento mais eficaz nas situações de urgência.

De acordo com a Diretora da Atenção Básica, Izabelle Christina de Oliveira Gonçalves, a Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência de alta gravidade que exige dos profissionais de saúde conhecimento para a identificação e realização das manobras de reanimação cardiopulmonar. Para isso, se faz necessário o aprimoramento de conhecimento técnico científico atualizado, além do desenvolvimento de habilidades e liderança.

“A Atenção Primária em Saúde é considerada um dos pontos de entrada da Rede de Atenção às Urgências (RAU) e precisa estar qualificada para iniciar o atendimento em situações agudas e não previstas, como as urgências. Nesse sentido, a qualificação dos profissionais da equipe de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde é fundamental, visando fortalecer o cuidado prestado em situações de urgência em todos os pontos de atenção à saúde”, enfatizou.

 

Fonte: Thereza Felipelli | PMSS