A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e de Saúde (Sesau) e em parceria com a  Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), promoveu na quarta-feira (15/10) uma ação de prevenção à saúde bucal voltada às pessoas idosas que participam das atividades físicas e culturais descentralizadas da Sepedi na Costa Sul, bem como aos residentes da região.

A atividade foi realizada no Núcleo da Sepedi, em Juquehy, e contou com a participação de aproximadamente 30 idosos, além de profissionais da área da saúde que realizaram atendimentos voltados à prevenção bucal, com procedimentos de avaliação, orientações sobre higiene e cuidados diários com a saúde da boca.

A iniciativa teve como objetivo oferecer informação e conscientização, promovendo a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida da população idosa atendida pelos programas municipais.

De acordo com a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, “ações como essa reforçam o compromisso da Prefeitura com o bem-estar integral da pessoa idosa, garantindo não apenas o cuidado com a saúde física, mas também a atenção preventiva e educativa, que fazem toda a diferença no envelhecimento saudável”, destacou.

A cirurgiã-dentista da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, Mariana Arreaza Giovanetti ressaltou a importância da prevenção bucal na terceira idade. “A saúde da boca está diretamente ligada à saúde geral. Problemas bucais podem afetar a alimentação, a autoestima e até agravar outras condições clínicas. Por isso, o acompanhamento regular e a orientação adequada são fundamentais para garantir mais qualidade de vida aos idosos”, afirmou.