Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Carreta ‘Mulheres de Peito’ realiza 240 exames de mamografia em São Sebastião
A carreta do programa estadual ‘Mulheres de Peito’ realizou 240 exames preventivos de mamografia em mulheres de São Sebastião. Os exames foram ofertados, gratuitamente, à livre demanda, entre os dias 6 e 14 de outubro, período em que a unidade móvel de saúde esteve estacionada no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico do município.
A carreta integrou a programação da campanha Outubro Rosa – Movimento Mulher Saudável, promovido pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU) e a Fundação de Saúde Pública (FSPSS).
Mulheres de 50 a 69 anos realizaram o exame sem a necessidade de pedido médico, enquanto mulheres de outras idades precisaram apresentar requisição médica para utilizar o serviço. Os atendimentos ocorreram com distribuição de senhas.
As imagens captadas pelos mamógrafos foram encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da Secretaria de Estado da Saúde, que emitiu laudos à distância, na capital paulista.
As pacientes que tiveram exames com alterações ou suspeitas de câncer foram encaminhadas a um serviço de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades.
A diretora de Planejamento em Saúde, Laysa Christina Pires do Nascimento, ressalta que o exame de mamografia é amplamente ofertado pela rede municipal, tanto nos prestadores estaduais quanto no prestador local contratado. “Não temos demanda reprimida ou fila de espera para exames de mamografia, basta procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência que a enfermeira ou médico da unidade solicitará o exame, que na sequência será agendado”, explica.
A secretária adjunta de Saúde, Maria Ângela Laurito de Moraes, conta que a Secretaria de Saúde articulou a ida das mulheres sebastianenses à carreta com a intenção de promover a conscientização e garantir a realização do exame ofertado pelo Estado. “É crucial que todas as mulheres realizem exames preventivos como a mamografia, pois o câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres e a detecção precoce da doença pode salvar vidas, permitindo tratamentos mais eficazes”, diz.
Fonte: Janaína Maria de Castro I PMSS