Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Campanha de Vacinação do Dia D inicia com grande adesão em São Sebastião
Mais de 300 pessoas compareceram às Unidades de Saúde da Família (USFs) e 173 foram vacinadas, neste sábado (7), durante o Dia D de Multivacinação realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS).
A campanha, com mobilização nacional, tem por objetivo estimular a atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos de idade. A vacina mais aplicada foi a que protege do HPV com 43 imunizações.
Os pais e responsáveis puderam levar seus filhos nas USFs dos bairros Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Topolândia e Enseada com a carteirinha de vacinação, para receber as doses de imunizantes faltantes.
Foi o que fez o pai do pequeno Ravi, 3 anos, Rodolfo Santos Silva, que levou o filho para ser vacinado e deu tudo certo. “Foi super rápido e tranquilo. Espero que outros pais não fiquem com medo de trazer os filhos, pois a vacina é a melhor maneira de imunizarmos os nossos filhos” comentou.
A Campanha de Multivacinação contempla os imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, entre elas, as que protegem contra Poliomielite, Meningocócica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre Amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BGC (tuberculose) e Covid-19.
Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O vice-prefeito e secretário de Saúde de São Sebastião, Reinaldo Moreira Filho, destaca que a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabelecer meios de defesa contra micro-organismos.
“Quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápido e eficazmente para prevenir a evolução dessa doença. A vacina protege quem a recebe e a comunidade como um todo. Nossa gestão segue trabalhando com a saúde de prevenção intensamente em nossa cidade “, explicou o vice-prefeito.
A Campanha de Multivacinação segue até 31 de outubro em todas as USFs do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com a carteirinha de vacinação, para receber as doses de imunizantes faltantes.
Fonte: Rafael Cesar | PMSS