Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
12 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Campanha de multivacinação e contra a poliomielite é prorrogada até 30 de setembro

Campanha de multivacinação e contra a poliomielite é prorrogada até 30 de setembro

Compartilhe:

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), informa que as campanhas de multivacinação e contra a poliomielite foram prorrogadas até 30 de setembro.

As vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) – confira os endereços clicando AQUI. Para que a criança ou adolescente receba o imunizante é necessário apresentar carteirinha de vacinação.

A campanha contra a poliomielite é voltada a crianças menores de 5 anos, buscando alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a faixa etária. Desde o início da campanha, foram imunizadas 2.149 crianças, número muito abaixo da população-alvo, composta por 5.413 crianças. Em percentual, a cobertura vacinal da campanha contra a poliomielite está em 39,70%, considerada baixa.

A campanha de multivacinação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Estão disponíveis as 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos, entre elas as que protegem contra doenças como hepatites A e B, tétano, pneumonia, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, varicela e HPV.

Até o momento, compareceram para atualizar a caderneta de vacinação 2.204 crianças e adolescentes, dos quais 1.394 foram imunizados. As demais estavam com as vacinas em dia.

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabelecer meios de defesa contra micro-organismos, de forma que, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápido e eficazmente para prevenir a evolução dessa doença. A vacina protege quem a recebe e a comunidade como um todo.

 

 

 

Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS