Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo
07 de Outubro de 2024
Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.

Notícias

Home > Notícias > Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher de São Sebastião realiza mais de 220 cirurgias de útero e ovário em menos de 2 anos

Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher de São Sebastião realiza mais de 220 cirurgias de útero e ovário em menos de 2 anos

Compartilhe:

O Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher de São Sebastião, vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU) e localizado dentro do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), já realizou 224 cirurgias de patologias benignas e cerca de 60 atendimentos clínicos.

‌Entre as cirurgias realizadas, estão histerectomia (remoção do útero por incisão abdominal e por via vaginal), miomectomia (remoção de miomas uterinos, possibilitando à paciente engravidar) e retirada de ovários, cistos de ovários e trompas. São realizados, em média, quatro procedimentos cirúrgicos por semana. As mulheres que têm o ovário retirado passam, também, por tratamento hormonal.

‌As pacientes são encaminhadas pela Central de Regulação da SESAU. Caso não fossem feitas aqui, as cirurgias seriam realizadas nas referências regionais. O Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher reduz e previne uma fila de espera nessa especialidade e agiliza a realização dos procedimentos para as mulheres.

‌Às terças-feiras, cerca de 10 a 12 mulheres passam por avaliação e, quando constatada a necessidade de cirurgia, são direcionadas para realizar os exames pré-operatórios. Estando aptas, os procedimentos são agendados. Quando a indicação é de tratamento clínico, já saem com a receita em mãos.

‌As cirurgias são realizadas por uma equipe médica composta por três profissionais, coordenados pelo médico ginecologista e cirurgião, Dr. Edson Cardin Nogueira. Ele conta que os procedimentos foram viabilizados por meio de um projeto apresentado por ele ao prefeito Felipe Augusto e ao vice-prefeito e secretário de Saúde Reinaldo Moreira, que aprovaram a realização dos atendimentos.

‌“O resultado tem sido fantástico, não tivemos problema em nenhuma cirurgia e conseguimos amenizar o desconforto dessas mulheres, que mensalmente sofrem com sangramentos intensos, antecipando a realização das cirurgias e devolvendo a qualidade de vida a elas”, explica o Dr. Edson.

‌Ele conta que futuramente serão ampliados a quantidade e os tipos de cirurgias, englobando, entre outras, as de colpoperineoplastia anterior e/ou posterior e cirurgia de levantamento de bexiga (sling). “Algumas mulheres, devido ao parto ou a problemas hormonais, não podem fazer nenhum tipo de esforço que acabam liberando urina. Isso traz um grande desconforto, pois chegam a ter que utilizar fraldas, e ficam com receio de se hidratar ou sair de casa, a fim de evitar situações constrangedoras”, conta.

‌Outras cirurgias que serão implementadas são de laqueadura vaginal ou abdominal, exerese de cisto vaginal ou de nódulo de mama e endometrioma de parede.

Resultados

‌A usuária do Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher, Renata Valente Tavares da Silva, de 45 anos, ficou muito satisfeita com o atendimento e só tem a agradecer à equipe. “O Dr. Edson foi muito atencioso, educado, me atendeu bem, pediu todos os exames e foi rápido, entre exames e cirurgia, levou cerca de dois meses”, conta.

‌Grasiela de Paula, de 38 anos, divide a mesma opinião. “Foi excelente o atendimento desde o início, agendamento, pré e pós-cirúrgico, além de rápido, entreguei o exame e já foi agendado. Só tenho a agradecer aos cirurgiões e à equipe de enfermagem”, diz.

‌Já Liliane Maria Ribeiro, de 43 anos, passou pela cirurgia em 9 de fevereiro e também ficou satisfeita com o resultado. “A minha recuperação foi boa, fui muito bem tratada. Foi tudo perfeito”, conta.

‌Outra usuária, Jane Gimaraes, de 50 anos, também destaca a qualidade e agilidade nos atendimentos. “Gostei muito e indicaria para mais pessoas, pois me tirou da fila de espera. Equipe nota 10”, comemora.

 

Fonte: Janaína Maria de Castro I Pmss