Com o intuito de aprimorar o conhecimento na área de Emergência, alunos de Enfermagem que cursam a disciplina de Urgência e Emergência no Nível Técnico, realizaram uma visita técnica a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e na Base Descentralizada de Boiçucanga.

Durante a visita, os estudantes conheceram a funcionalidade desde a entrada do chamado de urgência, que vem das quatro cidades do Litoral Norte; o processo de regulação e dispensação das viaturas para o atendimento; e o reconhecimento das Unidades disponíveis no município e suas especificidades.

Segundo a coordenadora do SAMU, Mara Abreu, além de conhecerem as dependências e o fluxo do serviço prestado em atendimento pré-hospitalar, “os alunos também puderam conhecer um pouco sobre a normatização do Sistema Único de Saúde (SUS), os tipos de ocorrências e os atendimentos no suporte básico e avançado de vida no trauma, para mostrar algumas situações que encontramos no dia-a-dia”.

Ainda de acordo com Mara, a participação dos alunos foi muito positiva. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer como realmente funciona o SAMU, esclarecer dúvidas e entender a importância da atuação do enfermeiro e do técnico de enfermagem na área de emergência. Esse processo é importante na formação dos profissionais da área de saúde que têm disciplinas com conteúdos relacionados a primeiros socorros, e esse tipo de visita pode gerar mais interesse pela área de atuação”, finalizou.

Fonte: Millena Hermes | PMSS