A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), prossegue até o fim deste mês com uma programação especial alusiva ao ‘Agosto Dourado’, no Centro Gestacional Harmonia Para a Vida, na Rua da Praia, Centro da cidade.

Para celebrar o Dia da Gestante, na sexta-feira (15/8), Carla Bruço e Helena Pertusi coordenam uma sessão de relaxamento e Gestfisio em piscina aquecida no espaço Tia Margareth, no Varadouro, com início às 13h.

Além disso, até o dia 28, a programação ainda terá destaques como o Chá de Bençãos com práticas integrativas para gestantes e puérperas, com entrega de certificados para as mamães com aleitamento materno exclusivo até seis meses, das 14h às 17h, no Centro Gestacional da Rua da Praia.

A palestra de encerramento ‘Cuidados desde o início da vida, da concepção ao nascimento, pré-natal e prevenção à deficiência’ será realizada no Auditório Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, pela enfermeira obstetra e psicoembrióloga Carla Bruço, a partir das 19h.

Carla Bruço, que também é chefe de Divisão de programas de ações na saúde, explica que o tema deste ano do Agosto Dourado é ‘Priorize a Amamentação’ e um dos seus objetivos é promover o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e sua continuidade até dois anos ou mais.

“O Agosto Dourado é uma campanha global que visa promover e conscientizar sobre a importância do Aleitamento Materno para a saúde e bem-estar de bebês e mamães”, disse Carla Bruço. “A campanha é representada pela cor dourada, simbolizando o “padrão ouro” de qualidade do leite humano”, completou.

Outros objetivos da campanha são a conscientização sobre os benefícios do leite materno para a nutrição e o desenvolvimento infantil e as vantagens para a saúde da mãe, além da criação da rede de apoio, ou seja, oferecer suporte emocional e prático para as mães que amamentam.

Confira os benefícios do Aleitamento Materno

– Para o bebê:

– Nutrientes essenciais e anticorpos que fortalecem o sistema imunológico.

– Proteção contra doenças e infecções, como alergias, diarreia e doenças respiratórias.

– Vínculo emocional mais forte entre mãe e filho.

– Para a mãe:

– Recuperação pós-parto mais rápida.

– Prevenção de doenças, como câncer de mama.

– Redução do estresse e ansiedade.