Fundação de Saúde Pública de São Sebastião FSPSS.
Notícias
Ação das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Social leva testes rápidos e informação às mulheres sebastianenses
Uma ação englobando testes rápidos e informações sobre saúde, rodas de conversa sobre os desafios atuais das mulheres e divulgação dos serviços prestados à vítima de violência doméstica foi realizada em comemoração à semana da mulher.
Entre os dias 8 e 14 de março, equipes da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Saúde (SESAU) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), prestaram atendimento em quatro pontos do município: Praça da Matriz, no Centro; Praça da Bíblia, na Topolândia; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Norte, no Canto do Mar; e Praça da Alegria, em Boiçucanga.
A equipe da SESAU aplicou testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites B e C e orientou as mulheres sobre as ISTs e a importância da realização do exame preventivo do câncer de colo de útero, o Papanicolau.
Entre as participantes, foram identificados três casos positivos de Sífilis, dois de Hepatite C e dois de HIV, que foram encaminhados às Unidades de Saúde para tratamento.
Os profissionais da SEDES divulgaram o atendimento especializado oferecido pela Casa PodeRosa, voltado às mulheres vítimas de violência doméstica, e um técnico da instituição esteve à disposição para conversar, orientar e iniciar os atendimentos, de forma reservada, em uma Van preparada para isso.
Também foram realizadas dinâmicas e rodas de conversa sobre o tema “Os desafios de ser mulher nos dias atuais”, no CRAS Costa Norte, e uma enquete sobre “O que é ser Mulher?” na Topolândia, que reuniu adjetivos como “guerreira, especial, fortaleza infinita, esforçada e alerta".
A equipe aproveitou o evento para divulgar os serviços ofertados pelo CRAS e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Fonte: Janaína Maria de Castro I Depcom PMSS